sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Ocupação nas escolas públicas 2016

Resultado de imagem para ocupação nas escolas 2016




O protesto é legítimo. Reivindicar melhores condições de ensino, salários dignos para os professores, escolas com estrutura adequada para receber os alunos. Tudo muito próprio de um aluno de escola pública exigir. É um direito, deve ser cumprido. Se não está, há que se buscar respostas. Pais, professores e direção estão envolvidos nos atos. 

Por que o resto da sociedade não?

Quem lê meus textos com frequência já sabe, questiono e continuo a questionar até encontrar a melhor resposta. Entenda bem, não estou falando em verdades absolutas (até porque elas não existem), divago sobre a melhor resposta para um dado momento, circunstância. A melhor resposta para um questionamento é aquela que liberta de todas as amarras dos padrões impostos por terceiros. O diálogo deve ser entre mim e a minha consciência, sobre meus valores e crenças. Espírito crítico. Cada um pensando com a sua cabeça, já dizia minha mãe. Às dói, corta e nos afasta dos outros chegar a uma determinada conclusão. Mas ainda assim é melhor conviver com a sua boa verdade, questionada e entendida, do que através da mentira benevolente dos outros.

A comunidade escolar está envolvida e apoia os protestos, o resto da população julga. 

Os julgamentos vêm porque nos esquecemos que um dia fomos alunos e que talvez nossos filhos ou netos também sejam alunos dessas mesmas escolas.

Além disso, protestar nesse país virou questão política, observe a transcrição de algumas frases que ouvi essa semana:

- Esses alunos não passam de desocupados e vagabundos, se fossem gente de bem estariam em casa ou trabalhando.

- Ocupação em escola é coisa da esquerda bolivarianista. Tudo culpa desses petistas vagabundos.

- É culpa do PT.

- Não querem estudar e ainda atrapalham quem quer fazer o ENEM.

- Quem é que vai pagar a conta dessa confusão? 

Enfim, não vou me alongar neste ponto. O que quero expressar é a minha preocupação com essa pensamento de manada que tem assombrado nossas mentes. Vamos por partes:

- Esqueça-se as questões políticas, o protesto é sobre os direitos à educação de qualidade.

- Os jovens precisam e devem se manifestar. Está neles a força e a energia para a mudança. 


A medida que envelhecemos nos tornamos mais conservadores. Temos a tendência de querer que as coisas fiquem do jeito que estão. São as novas gerações que impulsionam o mundo. Meu apoio a eles e a essa chacoalhão que estão dando na sociedade. Escola não é apenas para formar alunos que passem no ENEM. Escola é principalmente para formar cidadãos capazes de interagir e contribuir para o bom futuro da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário