Por que pessoas de sucesso deixam seus amigos perdedores para trás

Por que pessoas de sucesso deixam seus amigos perdedores para trás


Por que pessoas de sucesso deixam seus amigos perdedores para trás
Todos nós desejamos ser fantásticos. Todos nós desejamos ser bem-sucedidos, felizes e reconhecidos como figuras importantes em nossos campos. Eu imagino que você já tenha ouvido antes todas as chaves para o sucesso: planejamento, trabalho duro, perseverança etc.
Mas hoje iremos olhar para um fator que geralmente irá criar ou quebrar seu sucesso: as pessoas que você mantem ao seu redor.
“Você é a média das cinco pessoas com as quais passa mais tempo.” – Jim Rohn

Quer ser fantástico? Cerque-se de pessoas fantásticas

A lista de manter ou romper

Um grande amigo meu uma vez me disse que um homem que ele conhecia o levou dos farrapos à riqueza. Viver de pagamento a pagamento era um luxo para este homem, e ele decidiu que estava cansado de ser sacaneado por sua própria vida. O pobre homem olhou ao redor para seus amigos e notou que um deles – que não era particularmente esperto ou mais talentoso – tinha se tornando um tanto quanto rico. Ele perguntou a este homem como ele tinha conquistado a riqueza, como ele tinha sido capaz de se tornar milionário. A resposta do homem rico foi bem simples: “mantenha as companhias certas”.
O homem levou o conselho muito a sério. Ele rapidamente percebeu que todos os outrosamigos que tinha não gostavam de trabalho duro e não tinham vontade de se aperfeiçoarem. Então ele buscou por novos amigos, ele foi a convenções e seminários para se conectar com pessoas que conquistaram alguma coisa por si mesmas. Depois que ele tinha trocado completamente as pessoas de seu network, ele decidiu fazer uma lista. Essa lista era simples. Ela tinha uma coluna para as pessoas que iriam contribuir com a sua vida e uma coluna para as pessoas iriam jogá-lo para baixo.
Se alguém pudesse contribuir para sua vida, ele passava o máximo de tempo possível com ela. Se alguém poderia joga-lo para baixo, ele jamais gastava mais do que cinco minutos com ela. Depois de seguir sua lista de “manter ou romper”, o homem foi capaz de se tornar um milionário dentro de três anos.

Ninguém consegue sozinho

A regra dos cinco minutos pode ser um pouco extrema, mas existe uma importante lição a ser aprendida com ela: se você se cercar de pessoas positivas que podem contribuir com você, o céu é o limite.
Existe um ideal em nossa sociedade do homem “autossuficiente” – o homem que é capaz de encontrar o sucesso através de seus próprios esforços. Agora, não me entenda mal, o sucesso requer uma imensa quantidade de determinação e dedicação pessoal. Entretanto, o sucesso também depende da habilidade de se conectar com pessoas que já o conquistaram.
Existia um homem chamado Ernest Hemingway. Se você não está familiarizado com Ernest Hemingway, ele foi um dos maiores escritores de todos os tempos nos Estados Unidos. Mesmo um grande escritor como Hemingway não obteve sucesso por conta própria. Ele trabalhou em um jornal onde seu chefe – um escritor chamado Sherwood Anderson – o ajudou a ter seu primeiro romance publicado. Hemingway então se conectou a outros escritores renomados como F. Scott Fitzgerald, Virginia Woolf e James Joyce.
Essa comunidade de grandes escritores ajudou a influenciar seu estilo, sucesso, e o dirigiu a escrever todo santo dia e se tornar um dos maiores autores de sua geração.
Hemingway é a constatação do fato de que o talento inato sozinho não é igual a sucesso. É difícil manter o compromisso restrito de buscar melhorar a si mesmo se você não tem pessoas ao seu redor com interesses semelhantes. Sua rede de contatos – suas cinco pessoas chave – irão determinar a forma como você pensa, a forma como você age e a forma como você se prepara para suas metas de vida.

Três pessoas essenciais

Um mentor certa vez me disse que não importa a quantidade de pessoas próximas a você em sua rede de contatos, se você quiser ser realmente bom, você deve ter três pessoas essenciais em sua vida a todo momento:
1)      Uma pessoa que é mais velha e mais bem-sucedida que você para aprender com ela;
2)      Uma pessoa que é igual a você para trocar ideias com ela;
3)      Uma pessoa abaixo de você para treina-la e manter você energizado.
Uma grande figura da história que incorporou este princípio foi Aristóteles. Aristóteles foi uma das mais brilhantes mentes que habitou esta linda Terra, mas isso foi somente porque ele estava constantemente se desafiando e trabalhando para refinar seus talentos. Ele trocava ideias com outros filósofos gregos na “Academia”, aprendeu com seu mentor Platão e ensinou um jovem garoto chamado Alexandre… que mais tarde se tornaria “Alexandre O Grande”.
Toda grande personalidade foi, é ou será bem-sucedida por conta das companhias que ele ou ela mantém. Elas farão um impacto por conta de uma rede de contatos de sucesso feita de pares que proveem inspiração e competição saudável.
Se você quer ser inesquecível, você deve constantemente se desafiar e se cercar com pessoas inesquecíveis. Então pense em quais são suas metas, e de uma olhada ao seu redor. Você precisa escrever uma lista de “manter ou romper”?
Você possui os tipos de pessoas que irão te levar a viver a vida de seus sonhos?
“Não se junte à multidão. Vá onde as expectativas e demandas por desempenho e conquistas são altas.” – Jim Rohn

Fonte: goo.gl/a5eRSx