sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dieta Mediterrânea

Esse ano fiquei meio obcecada com a questão da saúde e qualidade de vida. Talvez a proximidade dos 30 anos, uma idade que sempre foi um pouco mítica para mim, uma espécie de portal de passagem para a maturidade. No entanto, aos 27 anos percebo que isso tudo não passa de uma grande besteira. Felizmente vejo que não há idade que marque uma transição entre as fases da vida, mas eventos acumulados de experiência que contribuem para isso.

            Enfim, devido a minha preocupação crescente com a saúde e a qualidade de vida, achei interessante a matéria que li no site da BBC, a respeito dos benefícios da dieta mediterrânea. Onde alguns pesquisadores atribuem o poder dos alimentos que compõem a base da dieta como sendo capazes de manter a juventude genética,  garantindo assim uma vida mais longa.

            Abaixo seguem algumas explicações retiradas da matéria, que pode ser acessada em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/12/141203_dieta_mediterranea_genetica_rp

 Foto: Thinkstock

A mistura de vegetais, azeite, peixe fresco e frutas pode impedir o nosso código de DNA de despedaçar, à medida que envelhecemos, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal.
Enfermeiros que se submeteram à dieta apresentaram menos sinais de envelhecimento em suas células.
Os pesquisadores, de Boston, acompanharam a saúde de cerca de 5 mil enfermeiros ao longo de mais de uma década.
A dieta mediterrânea tem sido repetidamente ligada a ganhos de saúde, como a redução do risco de doença cardíaca.
Embora não esteja claro exatamente o que a torna tão boa, seus principais componentes - abundância de frutas e legumes frescos, bem como aves e peixes, em vez de carne vermelha, manteiga e gorduras animais - têm, todos, efeitos benéficos sobre o corpo, bem documentados.
Os alimentos ricos em vitaminas parecem fornecer um tampão contra o estresse e danos de tecidos e células. E, de acordo com este recente estudo, a dieta mediterrânea ajuda também a proteger o nosso DNA.

            É evidente que somente comer esses alimentos não é garantia de uma vida eterna, caso contrário no mediterrâneo ninguém morreria de causas naturais. Mas é bacana amar o nosso corpo e fazer escolhas saudáveis, merecemos proporcionar a nós mesmos um envelhecimento com saúde e assim desfrutarmos da vida por muito e muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário