sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica - Paulo Freire


Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica


Resultado de imagem para paulo freire a educação é ideologica


[...] No exercício crítico de minha resistência ao poder manhoso

da ideologia, vou gerando certas qualidades que vão virando sabedoria

indispensável à minha prática docente. A necessidade desta resistência

crítica, por exemplo, me predispõe, de um lado, a uma atitude sempre

aberta aos demais, aos dados da realidade; de outro, a uma

desconfiança metódica que me defende de tornar-me absolutamente

certo das certezas. Para me resguardar das artimanhas da ideologia não

posso nem devo me fechar aos outros nem tampouco me enclausurar

no ciclo de minha verdade. Pelo contrário, o melhor caminho para

guardar viva e desperta a minha capacidade de pensar certo, de ver

com acuidade, de ouvir com respeito, por isso de forma exigente, é me

deixar exposto às diferenças, é recusar posições dogmáticas, em que

me admita como proprietário da verdade. No fundo, a atitude correta

de quem não se sente dono da verdade nem tampouco objeto

acomodado do discurso alheio que lhe é autoritariamente feito.

Atitude correta de quem se encontra em permanente disponibilidade a

tocar e a ser tocado, a perguntar e a responder, a concordar e a

discordar. Disponibilidade à vida e a seus contratempos. Estar

disponível é estar sensível aos chamamentos que nos chegam, aos

sinais mais diversos que nos apelam, ao canto do pássaro, à chuva que

cai ou que se anuncia na nuvem escura, ao riso manso da inocência, à

cara carrancuda da desaprovação, aos braços que se abrem para

acolher ou ao corpo que se fecha na recusa. É na minha

disponibilidade permanente à vida a que me entrego de corpo inteiro,

pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser

eu mesmo em minha relação com o contrário de mim. E quanto mais

me dou à experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as

diferenças, tanto melhor me conheço e construo meu perfil 

(FREIRE, 1996, p.128).

Nenhum comentário:

Postar um comentário