segunda-feira, 8 de maio de 2017

Experiência e Educação – III Critérios de Experiência - Johnn Dewey

Experiência e Educação – III Critérios de Experiência

Resultado de imagem para Experiência e Educação – III Critérios de Experiência john dewey

(...) Qual, então, o verdadeiro sentido de preparação no quadro da

educação? Em primeiro lugar, significa poder a pessoa, velha ou moça,

extrair de sua experiência presente tudo que nela houver para si nesse

momento em que a tem. Quando a idéia de preparação se faz o

objetivo dominante da atividade, as potencialidades do presente são

sacrificadas a um imaginário e suposto futuro. E nessa medida, a real

oportunidade de preparação para o futuro vem a se perder. O ideal de

usar o presente simplesmente para se preparar para o futuro contradizse

a si mesmo. Esquece, suprime mesmo, as próprias condições pelas

quais uma pessoa se prepara para seu futuro. Vivemos sempre no

tempo em que estamos e não em um outro tempo, e só quando

extraímos em cada ocasião, de cada presente experiência, todo o seu

sentido, é que nos preparamos para fazer o mesmo no futuro. Esta é a

única preparação que, ao longo da vida, realmente conta.

Tudo isto significa que se deve rodear do mais desvelado cuidado

as condições que dão à experiência presente o seu sentido construtivo.

Em vez de julgar-se que não faz muita diferença o que seja a

experiência presente, contanto que seja agradável, é exatamente o

contrário do que se deve pensar. Este é mais um ponto em que é fácil

passar de um extremo a outro. Como a escola tradicional habituou-se

a sacrificar o presente a um futuro remoto e, mais ou menos

desconhecido, acredita-se que o educador pode esquecer a sua

responsabilidade quanto à significação para o futuro das experiências

presentes do jovem. Mas a relação entre o presente e o futuro não é

uma questão de um ou outro extremo. O presente afeta sempre, de

qualquer modo, o futuro. As pessoas capazes de perceber a conexão

não são os jovens mas os que já adquiriram maturidade. Por

conseguinte, sobre eles recai a responsabilidade por estabelecer as

condições adequadas ao tipo de experiências presentes capazes de ter

efeito favorável sobre o futuro. Educação como crescimento ou

conquista da maturidade deve ser um processo contínuo e sempre

presente (DEWEY, 1976, p.43s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário